História do grupo
Sendo um dos três primeiros grupos PET do país, o PET-MA foi criado pelo professor Carlos Alberto Schneider em 1980. A equipe conta com a orientação do Professor-Tutor Gierri Waltrich, indo de acordo com a premissa do modelo tutorial de aprendizado proposto pelo PET – Programa de Educação Tutorial. O foco do grupo desde suas origens foi capacitar de forma completa e avançada os petianos, de forma que estes desenvolvam qualidades como empreendedorismo, liderança, comunicabilidade, auto-organização e planejamento
Em 2005, o grupo original dividiu-se em dois novos grupos: PET-Metrologia e Automação e NEO Empresarial. Como consequência, o PET-MA reformulou seus métodos de trabalho a fim de manter seu padrão de excelência. Desde então, o grupo vem desenvolvendo projetos em parceria com laboratórios do centro tecnológico da UFSC e Startups da região, atuando em diversos campos da engenharia e aumentando a abrangência e multidisciplinaridade do grupo. Nos últimos anos o PET-MA vem focando sua atuação em projetos de tecnologia e inovação, mantendo a liberdade de escolha dos membros mas diversificando seus clientes.
Missão
Através da liberdade de escolha dos membros, entregar projetos técnicos de excelência, garantindo aos petianos uma capacitação diferenciada.
Valores
- Orgulho de ser PET-MA
- Liderança
- Profissionalismo
- Busca por excelência
- Criatividade e inovação
- Pensamento estratégico
- Valorização humana
Visão
- Ser o grupo universitário de referência na realização de projetos técnicos e formação de profissionais extraordinários
Negócio
- Conectar talentos universitários às organizações por meio de projetos técnicos.
Organização
A estrutura do PET-MA é baseada no método OKR (Objectives and Key Results), metodologia de gestão estratégica ágil, cujo principal objetivo é medir indicadores de desempenho e avaliar se os objetivos estipulados para o grupo estão sendo cumpridos. Os objetivos do grupo são criados semestralmente e revisados bimestralmente. A metodologia adaptada à realidade do grupo busca fundamentar o alinhamento e o engajamento dos membros. Internamente, o PET-MA é dividido em três áreas: Marketing, Capacitação e Projetos.
Para dar direcionamento às atividades do grupo, engajar os membros e controlar os indicadores, existe a figura do líder, membro mais experiente que se encontra na fase de repassar os seus conhecimentos aos membros mais novos. Para gerir o principal negócio do grupo, o gerente de projetos é responsável pelo contato preliminar com os clientes, além do acompanhamento dos membros em todas as etapas de desenvolvimento. Para guiar e intermediar as atividades do grupo perante a universidade, o PET-MA conta ainda com um tutor, o professor PhD Gierri Waltrich.
A excelência de uma equipe começa pelas pessoas.
Quem faz o PET-MA?
Nosso grupo é constituído por até 12 membros de uma das seguintes Engenharias: Mecânica, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Materiais ou Produção (Elétrica, Civil e Mecânica), sendo 10 membros projetistas (exceção Líder e Gerente de Projetos, dedicação exclusiva ao grupo).